segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos fisiográficos

Clima:
Conjunto das diversas condições meteorológicas de uma região que, registradas ao longo de pelo menos dez anos, lhe conferem certo tipo de estado atmosférico. O estudo do clima ajuda a entender como o mundo se organiza, já que a situação climática de uma região determina os tipos de ocupação, habitação, alimentação, atividade econômica e várias outras características dos povos que a habitam.
Na definição de clima se consideram temperatura, pressão, umidade, regime de ventos e correntes marítimas. Também há influência do relevo, da vegetação, de fenômenos naturais e do homem. Por essa complexidade, não existe uma única forma de classificar o clima. Uma das classificações mais usadas é a de Gaussen e Bagnouls, que adota como critérios a distribuição dos climas de acordo com a faixa latitudinal (tropical, temperada e fria) e a análise da temperatura, da quantidade de precipitação e da vegetação dessas faixas. Segundo ela, o clima é dividido em cinco grandes grupos: quente, temperado, frio, seco e montanhoso.
A grande extensão territorial e as diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar, entre outros fatores, conferem ao país grande diversidade climática. Cortado no extremo norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil situa-se, em sua quase totalidade, nas zonas de baixas latitudes (zona intertropical), nas quais predominam os climas quentes e úmidos, com média de temperatura na faixa de 20 ºC. A amplitude térmica - diferença entre as médias anuais de temperaturas máximas e mínimas - é baixa, ou seja, a variação de temperatura é relativamente pequena.
Tipos de clima:
ContinentalRegião: Áreas interiores da América do Norte, Europa e Ásia.
Continental FrioRegião: Norte do Canadá e vastas áreas da Sibéria (Federação Russa)
EquatorialRegião: Equador e áreas de baixa latitude
Mediterrâneo ou SubtropicalRegião: Litoral sul-Pacífico dos Estados Unidos, Golfo do México, sudeste da Austrália, sudeste da China, sul da Europa, norte da África e região de Buenos Aires, na Argentina.
MontanhosoRegião: Áreas elevadas dos Andes, na América do Sul, Montanhas Rochosas, na América do Norte ,e Alpes, na Europa.
OceânicoRegião: Noroeste da Europa, litoral noroeste da América do Norte e litoral sudoeste do Chile
TropicalRegião: Área entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio
Tropical ÁridoRegião: Saara, Arábia, centro da Austrália, norte do México e Arizona, nos Estados Unidos Ásia Central (Cazaquistão, Uzbequistão), planalto entre as Montanhas Rochosas e as cadeias costeiras do oeste dos EUA e Patagônia, na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário